Clima Organizacional

Trabalho desenvolvido em sala de aula, referente a matéria de Comportamento Organizacional, ministrada pela professora Miriam Braga do Centro Universitário Newton Paiva, destacou a importância do Clima Organizacional dentro das organizações.

Sabe o que é Clima Organizacional ou já ouviu falar?
 
“O clima organizacional ainda constitui uma temática recente, principalmente, no que diz respeito à sua influência na qualidade do atendimento prestado aos clientes, bem como da satisfação dos funcionários”.

Fala-se em clima organizacional para se referir às influências do ambiente interno de trabalho sobre o comportamento humano. Portanto, trata-se do conjunto de percepções dos empregados sobre diversos aspectos da organização, tais como: orientação das tarefas, pressão no trabalho; inovação e conforto físico, entre outros.

Clima organizacional é um conceito importante para se compreender o modo como o contexto do trabalho afeta o comportamento e as atitudes das pessoas neste ambiente, sua qualidade de vida e o desempenho da organização (MARTINS, 2008).

Clima a organizacional é definido por Luz (1995, p. 5) como “a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional que é percebida ou experimentada pelos membros da organização e influencia o seu comportamento”.

Maximiano (2000, p. 107) afirma que o clima é representado pelos “conceitos e sentimentos que as pessoas partilham a respeito da organização e que afetam de maneira positiva ou negativa sua satisfação e motivação para o trabalho”. Complementando tais afirmações tem-se que o clima afeta o comportamento organizacional, que por sua vez afeta o próprio desempenho dos negócios.


Foi realizado uma pesquisa referente ao clima organizacional da empresa Y que  atua na área de consultoria advocatícia.

 O que é a pesquisa?
 
A pesquisa aplicada é constituída por um questionário validado por Martins (2008), denominado de Escala de Clima Organizacional (ECO).

De acordo com respostas (MARTINS, 2008), a ECO uma escala composta por cinco fatores, seus resultados devem ser apurados por fator. Portanto, se terá um resultado (ou média fatorial) para cada um dos fatores, o que é feito somando-se os valores marcados pelos respondentes em cada item de cada fator e dividindo-se o total pelo número de itens.

O que foi abordado na pesquisa?
 
Foram abordados 4 temas:
Apoio da chefia e da organização / Recompesa / Ambiente físico e Controle / pressão.
Como foi aplicada a pesquisa?
 
Foram aplicados 10 questionários sendo que destes 7 são funcionários da área administrativa e os outros 3 são as secretarias executivas, a pesquisa abordou a filial de Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.


Conclusão

A pesquisa mostrou que dentre os cinco fatores pesquisados referentes ao clima organizacional da empresa Y há uma média de 3,1 entre os fatores de Apoio a chefia e da organização, recompensa e conforto físico, porém o fator 4 controle e pressão  o clima é ruim e no fator 5 coesão entre colegas o clima é bom. A pesquisa mostra que o clima organizacional da empresa precisa ser avaliado e buscar melhorias contínuas para as relações humanas e empresariais.


Referências

LUZ, Ricardo Silveira. Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark, 1995.
MAXIMIANO, Antônio César Amauri. Introdução á administração. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2000.
MARTINS. Maria do Carmo Fernandes. Clima Organizacional. In: SIQUEIRA, Mirlene Maria Matias. Medidas do comportamento Organizacional: ferramentas de diagnóstico e de gestão. Porto Alegre: Artmed, 2008. P. 29-40

Publicado por Valdilene Abreu

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