A exigência de estar sintonizada com as novas eras aumenta cada vez mais.
Para que você amplie e melhore suas competências é necessário desenvolver algumas habilidades, como:
- Inovação;
- Criação;
- Orientação para resultados;
- Gerenciamento do trabalho;
- Relacionamento interpessoal;
- Comunicação verbal e escrita;
- Foco no cliente;
- Habilidades técnicas;
- Ética;
- Liderança.
Atualmente, os três principais fatores que resumem as competências são:
conhecimento, habilidade e atitudes".
Fonte:
http://manualdasecretariaexecutiva.wordpress.com/2011/07/13/gerenciando-competencias/
Um comentário:
História da Profissão
Simbologia do Secretariado
A pena do livro representa a história da secretária, desde o tempo dos escribas, cuja atuação sempre esteve vinculada ao ato de escrever. Representa o escrever secretariando e simboliza escrevendo a própria história. A serpente enrolada no bastão representa o Oriente, a sabedoria que pode ser usada tanto para construir como destruir.
Apesar da profissão de secretário ser uma das mais antigas do mundo, uma vez que é originária dos antigos escribas, somente em 1985 ela foi regulamentada com a publicação da Lei 7.377 em 30/09/85, pelo Presidente José Sarney. Portanto, por ser PROFISSÃO e não FUNÇÃO , o profissional de secretariado somente poderá exercê-la com a obtenção do registro profissional que é adquirido com a conclusão de curso Técnico em Secretariado, curso de Tecnólogo ou Curso de Graduação de Secretariado Executivo.
A Superintendência Regional de Trabalho e Emprego – SRTE/MG é responsável pela emissão do registro profissional do secretário e é o órgão que fiscaliza as organizações verificando o cumprimento da lei por parte das mesmas em relação ao profissional de secretariado, moralizando assim a profissão.
Existem no estado de Minas Gerais mais de 45 mil profissionais desenvolvendo as atribuições do secretariado. É uma profissão extremamente multifuncional, pois pode atuar em todos os segmentos de mercado.
Diferente do que foi há alguns anos, quando as atribuições e funções da profissão eram quase que somente operacionais, o perfil do Profissional de Secretariado do 3º Milênio pode ser assim definido:
Trabalha para empresa e em equipe.
Interage com clientes, fornecedores e parceiros.
Assume riscos moderados, investe.
Conduz pesquisas.
É motivado por metas.
Maximiza a utilização de recursos.
Trabalha para alcançar objetivos.
Obtém resultados.
É responsável pela gestão de pessoas.
Gerencia as informações e documentos.
Planeja e prepara relatórios estratégicos.
É um empreendedor.
Hoje, em torno de 10% dos profissionais de secretariado são do sexo masculino, por isso, não nos referimos somente às mulheres. A nomenclatura usual é "Profissionais de Secretariado".
O Secretariado é a 3ª profissão do mundo, estatística realizada pelos Estados Unidos, país tradicional em estatística e de indiscutível credibilidade, e que vem sendo confirmada a cada ano desde então. Segundo o Escritor e Cientista Robert Reich, a profissão tem ingredientes de sobra para tornar-se a 1ª profissão deste milênio pois reúne atribuições do seleto grupo das três atividades do futuro: de rotina, interpessoais e analítico-simbólicas e está localizada no setor que mais cresce no mundo do trabalho, que o de Serviços.
Portaria de Enquadramento Sindical como Categoria Diferenciada
A profissão de secretária foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho em 1987, como Categoria Diferenciada. Isto significa que o profissional de secretariado possui, no mundo do trabalho, regras próprias que norteiam o exercício da profissão. Essas regras são: as leis de regulamentação, o código de conduta ética e os acordos coletivos e o sindicato próprio de sua profissão.
Portanto, o Profissional de Secretariado, no exercício da profissão está automaticamente enquadrado, por lei, no sindicato das secretárias do seu Estado. Mesmo que você trabalhe em um banco, ou em uma empresa gráfica, metalúrgica, de alimentos etc. não estará enquadrada e não pertence – por lei – ao sindicato majoritário da empresa onde atua e não será bancária, gráfica, metalúrgica etc. e sim secretária.
Em outras palavras, Secretária é sempre Secretária, reconhecida em lei, diferente, por exemplo, de uma pessoa que não tem sua profissão regulamentada e por isso pode mudar de categoria. Se hoje trabalha em uma gráfica, pertencerá ao sindicato dos gráficos. Se amanhã for trabalhar em uma estatal de energia será eletricitário.
http://www.sindsemg.com.br/historia.htm
Postar um comentário